fevereiro 14, 2009

SABIA QUE...


José Fontes Rocha, nasceu no Porto (Ramalde) em 20 de Setembro de 1926. Adoptou o estilo de José Nunes, quando aos vintes anos foi para Lisboa. Descendente de uma família de músicos, como o avô paterno, que desempenhava o papel de regente de uma banda civil, tendo sido por influência deste, que iniciou aos doze anos o estudo de violino. Na adolescência começa a tocar guitarra, encorajado pelo seu pai, mas como autodidacta. Já em Lisboa, actuando no restaurante Patrício, da Calçada de Carriche, e no Pampilho, quando este encerrou, dedicou-se à sua profissão de electricista nos CTT.
Em 1959, foi contratado para a Adega Mesquita no Bairro Alto, tendo sido mais tarde, em 1964, convidado para inaugurar O Embuçado, em Alfama. A partir de 1966 inicia o seu trabalho de acompanhador privativo de Amália, e com esta percorre o mundo, tendo ficado na sua memória os espectáculos no Olympia de Paris (1967) e no Lincon Center de Nova Iorque (1969-70), entre outros.
Compôs algumas melodias de fado e guitarradas, das quais se salienta: Fado Isabel, Quentes e Boas; Anda o Sol na Minha Rua; Lavava no Rio Lavava; Fado dos Sentidos e muitas variações conhecidas.

Nenhum comentário: