março 30, 2009

SABIA QUE...


Fernando Pinto Ribeiro, é natural da Guarda. Nasceu em 1928. Já em jovem começa a rimar as palavras, nunca deixando de escrever quadras soltas, tendo aos catorze anos escrito, o seu primeiro soneto a que dá o título de “Soneto dos 15 Anos”.
Colaborou nas Revistas Flama, Panorama, Páginas Literárias, em Jornais, como Diário de Notícia, Diário Ilustrado e em vários jornais regionais, tendo também sido publicados no Brasil alguns poemas de sua autoria.
Ao frequentar algumas noites de Fado, fica fascinado com o ambiente da noite fadista, começando sem que se aperceba, a identificar-se com a “expressão fadista” o que apela à sua alma de poeta, começando a escrever alguns fados que desde logo foram bastante elogiados, logo houve nomes do panorama musical do Fado que os quiseram interpretar, fadistas como: Ada de Castro, Alexandra Cruz, Anita Guerreiro, António Mourão, António Laborinho, António Severino, Arlindo de Carvalho, Beatriz da Conceição, Fernando Forte, Francisco Martinho, Lenita Gentil, Lídia Ribeiro, Natércia Maria e outros. No início Fernando Pinto Ribeiro usava o pseudónimo "SÉRGIO VALENTINO".
Algumas das suas letras mais conhecidas são: A Cantiga dos Pardais, Era um Marinheiro, Fado Alegre, Hino à Vida, Nas Ruas da Noite, Noites Perdidas, Lisboa vai, Pensando em Ti, etc.
Fernando Pinto Ribeiro, faleceu este ano com 80 anos, vítima de doença prolongada, no dia 20 de Fevereiro.
(Texto: Lisboa no Guiness)

Nenhum comentário: