abril 15, 2009

SABIA QUE...

Maria da Fé nasceu no Porto em 1945. Começou a cantar aos nove anos e venceu aos 14 o seu primeiro concurso. Aos 18 anos rumou a Lisboa, para cantar em diversas casas, principalmente na Adega Machado. É casada com o letrista José Luis Gordo e desde há muitos anos proprietária da casa de fado “O Senhor Vinho”.
Foi a vencedora do último concurso ”Rainha das Cantadeiras do Norte” em 1960 com o nome de Maria da Sé. (Deste concurso organizado pelo empresário Domingos Parker, onde concorriam representantes das freguesias da cidade, saíram grandes nomes para o fado). Em 1968 Gravou o seu grande êxito “Valeu a Pena” e no ano seguinte, em 1969, foi ao Festival da Canção interpretar “Vento do Norte”.
Em 1970 recebeu o mais elevado galardão da crítica portuguesa, o Prémio da Imprensa. Em 1972 foi eleita Rainha da Rádio na Guiné – Bissau.
Actuou em praticamente todos os países da Europa, América e Austrália. Consagrou-se uma das maiores fadistas da sua geração.
Teve uma breve passagem pelo cinema, participando no filme “A Caça ao Rei” ao lado de Robert Wagner. Em Março de 2006 foi distinguida pelo Governo com a Medalha de Mérito Cultural.



Nenhum comentário: