outubro 22, 2011

ESCOLA DE FADO



















FERNANDA MARIA



Maria Fernanda Carvalheira dos Santos nasceu em Lisboa em 1937, começando desde muito nova a sua vocação como fadista. Chegou a ser conhecida como “A Miúda do Alto do Pina” talvez porque a sua carreira se iniciou nas mesmas alturas de Tristão da Silva. Com apenas 12 anos de idade gravou o seu primeiro disco e a sua estreia como fadista profissional ocorreu no Parreirinha de Alfama. Nos anos dos 60s Fernanda Maria realizou o seu sonho com a abertura da sua casa típica Lisboa à Noite, local atraente para as grandes estrelas do fado num ambiente onde os apontadores do fado e os fadistas de nome reuniram-se para ouvir a voz do verdadeiro Fado. Fernanda Maria realizou digressões pelo estrangeiro e gravou mais de 80 discos com enormes sucessos como: Zanguei-me Com O Meu Amor, A Mais Linda Canção, Alamares, Desilusão e Não Passes Com Ela à Minha Rua. O nome Fernanda Maria será sempre ligado ao fado e referente como uma das melhores fadistas de Lisboa.


D.Belo



É uma das grandes referências do fado, pela interpretação cuidada, sabe dividir versos, tem dicção, compasso, sendo uma estilista de excepção. Disse: Luís de Castro. Para este estudioso, ouvi-la hoje “é uma lição de fado”, opinião partilhada por José Manuel Osório.


Fadista castiça, como se diz no meio, a Fernanda, a uma carreira internacional, terá preferido o seu retiro de fado e o convívio com fiéis admiradores, disse Luís de Castro. Lamenta no entanto, o “esquecimento” em que o seu nome caiu, mas referiu que ainda hoje os fados criados por si são cantados.


Fonte: Maria João Serra - Cotonete


Nenhum comentário: