Amália
Rodrigues, de seu nome completo Amália da Piedade Rebordão Rodrigues, nasceu em
Lisboa por acaso, quando os seus pais, Lucinda da Piedade Rebordão e Albertino
de Jesus Rodrigues, se encontravam de visita aos avós maternos, na Rua Martim
Vaz, na freguesia da Pena.No registo de nascimento consta a data de 23 de Julho
de 1920, porém, dado existirem algumas reservas quanto ao dia exacto, a artista
adoptou o dia 1 de Julho como data de aniversário durante toda a sua vida.Após
o seu nascimento e depois de um curto período na capital à procura de vida
melhor, os pais regressaram ao Fundão deixando a filha, então com catorze
meses, ao cuidado dos avós. Quando tem seis anos os seus avós mudam-se para o
bairro de Alcântara, onde Amália viverá até aos 19 anos, primeiro com os avós e
depois com os pais. Abandona os estudos após completar a instrução primária,
por ser necessário trabalhar e ajudar no sustento familiar. Foi aprendiza de
costureira, de bordadeira e operária de uma fábrica de chocolates e rebuçados.
Mais tarde, com a sua irmã Celeste, vende fruta à percentagem pelas ruas do
cais de Alcântara.Desde muito cedo mostrou gosto por cantar e, em 1935, foi
escolhida para cantar o "Fado Alcântara" como solista, nos festejos
dos Santos Populares, acompanhando a Marcha Popular do seu bairro.
Em
1938 Amália faz audições para o "Concurso da Primavera", onde cada
bairro apresentava as suas concorrentes, disputando-se o prémio Rainha do Fado
desse ano. Amália não chega a participar, mas conhece, neste concurso, Francisco
da Cruz, um guitarrista amador com quem, em 1940, se casa. Este casamento não
dura muito tempo, embora o divórcio só se concretize em 1949. Voltará a casar,
em 1961, no Brasil, com o Engenheiro César Henrique de Seabra Rangel, com quem
vive até ao falecimento deste em 1997.Continua a cantar em festas e verbenas
com o nome de Amália Rebordão. E, nesse mesmo ano, aparece pela primeira vez
uma foto da fadista e uma crítica muito elogiosa na imprensa (cf. “Guitarra de
Portugal”, 10 de Agosto de 1938). Só mais tarde adopta o nome artístico de
Amália Rodrigues, por sugestão de Filipe Pinto, então director artístico do
Solar da Alegria.Por influência de Santos Moreira presta provas no Retiro da
Severa, e faz a sua estreia profissional em 1939. Neste local exibe-se durante
6 meses, passando depois para o Solar da Alegria e para o Café Mondego. O seu
sucesso é tal que rapidamente se torna cabeça de cartaz e, graças à intervenção
de José Melo, passa a cantar no Café Luso com um cachet que atinge valores
nunca antes pagos a um fadista. Nesta altura Amália já não canta diariamente,
fazendo-o apenas 4 vezes por mês e recebendo por actuação.A partir de 1941 as
suas actuações serão menos regulares, mas ainda assim uma constante na cidade
de Lisboa até ao início dos anos 50. A sua presença regista-se na Cervejaria
Luso e Esplanada Luso, em 1941; no Casablanca, Pavilhão Português e Retiro dos
Marialvas, em 1942; no Casablanca, Retiro dos Marialvas e Café Latino, em 1943;
no Café Luso, em 1944, e de 1947 a 1950; no Casino Estoril, em 1949 e 1950, e
no Comboio das Seis e Meia, um programa de variedades gravado no Teatro
Politeama e depois transmitido pela rádio, em 1950.
Amália
Rodrigues realiza longas viagens de digressão em espectáculo a partir do início
da década de 1950, pelo que as suas aparições em Portugal se limitam a alguns
espectáculos anuais, como a Grande Noite do Fado, o Natal dos Hospitais, o
Reveillon do Casino Estoril e outras festas e festivais, muitas de
beneficência.Apenas em 19 de Abril de 1985 apresenta o seu primeiro concerto
individual em Portugal, no Coliseu dos Recreios de Lisboa, o qual será repetido
no Coliseu do Porto a 26 de Abril do mesmo ano.A sua primeira saída do país
ocorre em 1943, para actuar numa festa do Embaixador português em Madrid, Dr.
Pedro Teotónio Pereira. Faz-se acompanhar do cantador Júlio Proença e dos
instrumentistas Armandinho e Santos Moreira. No ano seguinte, vai ao Brasil,
onde actua no Casino de Copacabana, Teatro João Caetano e na Rádio Globo.
Voltará ao Brasil logo em 1945, numa estadia que se prolongará até Fevereiro de
1946, na qual grava os seus primeiros discos, oito edições de 78 rpm para a
editora Continental.As viagens de Amália sucedem-se, os destinos de actuação no
estrangeiro serão uma constante durante a sua longa carreira e abarcam os cinco
continentes. Amália Rodrigues tem pois um estatuto de excepção marcado por uma
carreira repleta de êxitos e de tournées um pouco por todo o mundo, e não
apenas para actuações em comunidades de emigrantes.Logo em 1949, a convite de
António Ferro actua em Paris e em Londres. Em 1950 vai à Madeira e desloca-se
uma vez mais ao estrangeiro, para participar numa série de espectáculos
patrocinados pelo Plano Marshall em Berlim, Roma, Trieste, Dublin, Berna e
Paris. Canta pela primeira vez em Nova Iorque, em 1952, no La Vie en Rose, onde
ficará 14 semanas em cartaz. No ano seguinte, actua na Cidade do México e volta
a Nova Iorque onde participa no programa de Eddie Fisher, sendo esta a primeira
apresentação de um artista português na televisão norte-americana.Em 1956, a
convite de Bruno Coquatrix, empresário do Olympia de Paris, estreia-se naquela
casa de espectáculos e alcança grande êxito. Em seguida canta na Côte d'Azur,
Bélgica, Argélia, Rio de Janeiro e na Cidade do México.Em 1957 volta ao Olympia
acompanhada pelo guitarrista Domingos Camarinha e pelo violista Santos Moreira,
sala onde actuará novamente em 1959 e 1960. No ano de 1957 canta ainda na Côte
d' Azur, em Estocolmo, Lausane e Caracas.Amália Rodrigues regressa com vários espectáculos
ao Brasil, em 1960 e 1961. Em 1963 canta "Foi Deus" na Igreja de São
Francisco no aniversário da independência do Líbano. Na década de 1960 actua em
Tunes, Argel, Sidi Abbes, Bruxelas e Atenas. Participa no Festival
Internacional de Edimburgo, canta em várias cidades de Israel, no I Festival
Internacional de Música Ligeira de Brasov em Leningrado, Moscovo, Tiflis,
Erivan e Baku, entre outras cidades e países.Em 1970 esteve pela primeira vez
no Japão, onde voltou em 1976, 1986 e 1990. E em 1972 actua na Austrália.
Durante esta década e na seguinte prossegue as suas digressões artísticas por
vários países.Em 1989 grava um espectáculo para a televisão espanhola, inserido
num programa apresentado por Sara Montiel. Ainda nesse ano, comemora os cinquenta
anos de actividade artística profissional, realizando uma grande tournée com
espectáculos em Espanha, França, Suiça, Portugal, Israel, India, Macau, Coreia,
Japão, Bélgica, Estados Unidos e Itália, de que destacamos o regresso, pela
oitava vez, ao Olympia de Paris.
As
interpretações de Amália Rodrigues podem também ser vistas no teatro e no
cinema, bem como escutadas em inúmeras gravações discográficas.A estreia da
fadista no teatro faz-se em 1940, no Teatro Maria Vitória, com a peça "Ora
vai tu!". Até 1947 Amália Rodrigues participa em várias revistas e
operetas: "Espera de Toiros" (Teatro Variedades, 1941), "Essa é
que é essa" (Teatro Maria Vitória, 1942), "Boa Nova" (Teatro
Variedades, 1942), "Alerta está!" (Teatro Apolo, 1943), "A Rosa
cantadeira", "Ó viva da costa!" e "A Senhora da
Atalaia" (Teatro Apolo, 1944); "Boa Nova" e "A Rosa
cantadeira" (reposição no Teatro República, Brasil, 1945), "Estás na
Lua", e reposição de "Mouraria" (Teatro Apolo, 1946); e "Se
aquilo que a Gente Sente" (Teatro Variedades, 1946).
O seu
regresso ao teatro ocorrerá apenas em 1955 para participar na reposição da peça
"Severa", levada à cena por Vasco Morgado no Teatro Monumental.A
relação de Amália com o cinema inicia-se com a interpretação do papel de Maria
Lisboa, ao lado de Alberto Ribeiro, no filme "Capas Negras", de
Armando Miranda. A película estreia no cinema Condes a 16 de Maio de 1947. No
mesmo ano protagonizou, com Virgílio Teixeira, "Fado, História de uma
Cantadeira", realizado por Perdigão Queiroga; e participa, ainda, com
Jaime Santos e Santos Moreira nas curta-metragens realizadas por Augusto Fraga:
"Fado da Rua do Sol", "Fado Malhoa", "Fado
Amália", "Fado lamentos", "O meu amor na vida
(Confesso)", "Só à Noitinha", "Ronda dos Bairros",
"Eu disse adeus à casinha" e "Ai! Lisboa".Voltará ao cinema
em 1949, com Manuel dos Santos no filme "Sol e Toiros" de José Buchs,
e com Paulo Maurício no filme "Vendaval Maravilhoso", de Leitão de
Barros. Em 1955 participa com Daniel Gelin no filme "Les Amants du Tage
(Os Amantes do Tejo)" de Henri Verneuil, onde canta a canção "Barco
Negro", com letra de David Mourão Ferreira. Ainda em 1955, com António dos
Santos, participa no filme "April in Portugal" de Evan Lloyd.As suas
últimas interpretações para o grande ecrã são: em 1958, no filme "Sangue
Toureiro", de Augusto Fraga, onde canta o Fado "Que Deus me
Perdoe"; em 1964, como figura central do filme "Fado Corrido",
de Jorge Brum do Canto e baseado num conto de David Mourão Ferreira; e em 1965,
nos filmes "As Ilhas Encantadas" de Carlos Vilardebó, rodado em Porto
Santo, e "Via Macao", de Jean Leduc.
Amália
Rodrigues destaca-se, também, pela forma como introduziu inovações na postura e
indumentária dos fadistas que vieram a transformar-se em verdadeiras convenções
performativas, como é o caso do uso sistemático do vestido e xaile negros, e do
posicionamento à frente dos guitarristas.O interesse pela poesia erudita é mais
uma novidade imposta pela fadista. Assim, logo no início da década de 1950,
Amália Rodrigues grava "Fria Claridade" de Pedro Homem de Mello e, em
1953, "Primavera" de David Mourão-Ferreira. A colaboração com estes
dois poetas será uma constante e outros fazem parte, posteriormente, das suas
interpretações, caso de Luiz Macedo e Sidónio Muralha (1954), Alexandre O’Neill
(1964), José Régio (1965), Vasco de Lima Couto (1967), ou Manuel Alegre e José
Carlos Ary dos Santos (1970).Em 1962 a fadista lança o seu primeiro LP com
composições de Alain Oulman, muitas vezes referidas como as "óperas"
de Amália. Neste disco, "Busto" ou "Asas Fechadas",
inicia-se uma ligação que durará até 1975, e que incluí gravações discográficas
onde para além dos poetas já referidos, a fadista integra poesias do passado,
como os trovadores galaico-portugueses, o Cancioneiro de Garcia de Resende ou
Camões, que resultarão em discos de referência na história do Fado: "Fado
Português", "Fado’67", "Vou dar de beber à dor" e
"Com que voz". Em 1965, Amália Rodrigues edita o disco Amália canta
Luís de Camões e o jornal Diário Popular, de 23 de Outubro de 1965, interroga
várias figuras públicas sobre a legitimidade dessas interpretações,
apresentando este tema polémico na capa do jornal.
Amália
foi autora de muitos poemas que interpretou e editou em disco, alguns deles
estão entre as faixas que mais a celebrizaram. Estes poemas foram editados no
livro "Versos" da editora Cotovia, em 1997. A título de exemplo
destacamos os seguintes: "Estranha forma de vida",
"Lágrima", "Asa de vento", "Grito", "Gostava
de ser quem era", "Trago o Fado nos sentidos", "Entrei na
vida a cantar", "Ai esta pena de mim", "Lavava no rio
lavava", "Teus olhos são duas fontes", "Fui ao mar buscar
sardinhas".Em 1987 é lançada a sua biografia oficial, escrita por Vítor
Pavão dos Santos, com base em entrevistas realizadas entre 15 de Novembro de
1985 e 16 de Setembro de 1986. Escrita na primeira pessoa é um documento
fundamental para compreender a carreira da mais importante fadista portuguesa.
As
comemorações dos seus 50 anos de carreira, em 1989, são marcadas por diversas
iniciativas que se prolongam pelo ano seguinte: um espectáculo no Coliseu dos
Recreios, a 8 de Janeiro de 1990; a exposição "Amália Rodrigues. 50
Anos", no Museu Nacional do Teatro, de Junho de 1989 a Março de 1990; a
retrospectiva "Amália no Cinema", na Cinemateca Portuguesa, em
Novembro de 1989; uma grande tournée com espectáculos em Espanha, França,
Suiça, Israel, Índia, Macau, Coreia, Japão, Bélgica, Estados Unidos e Itália.
Após o seu afastamento dos palcos, em 1994, Amália continuou a ser convidada de
honra em inúmeros eventos culturais, nomeadamente durante a exibição das
Marchas Populares no dia de Santo António, em Lisboa. E, em 1998 foi alvo de
uma homenagem pública durante um espectáculo na Expo'98, no Parque das Nações.
Faleceu
no dia 6 de Outubro de 1999. O seu funeral constituiu uma grande e sentida
manifestação de dor e saudade como nunca antes se vira. O país inteiro chorou a
sua Diva do Fado. Os seus restos mortais foram transladados do Cemitério dos
Prazeres para o Panteão Nacional a 8 de Julho de 2001.Amália Rodrigues é uma
figura incontornável da História do Fado sendo por isso uma referência muito
presente na exposição permanente do Museu do Fado. Ainda assim, em Junho de
2004 o Museu do Fado apresentou "Amália, Gostava de Ser Quem Era",
uma mostra evocativa da fadista que esteve patente ao público durante um ano.
Por
vontade testamentária da fadista foi instituída a Fundação Amália Rodrigues,
oficialmente criada a 10 de Dezembro de 1999, dois meses após a sua morte.
Desde 2005 que esta fundação realiza uma gala anual, com atribuição dos
seguintes prémios: Carreira Feminina e Masculina, Revelação Feminina e
Masculina, Internacional, Música Étnica, Viola, Viola Baixo, Guitarra
Portuguesa, Intérprete Feminina e Masculino, Registo Discográfico, Poeta de
Fado, Compositor de Fado, Música Sinfónica, Fado Amador, e Ensaio e Divulgação.
Alguns
Prémios e condecorações:
1948 -
Prémio do SNI para a Melhor Actriz do Ano, pelo desempenho como actriz no filme
"Fado, História de uma Cantadeira";
1958 -
Grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago de Espada;
1959 -
Grande Medalha de Prata da Cidade de Paris;
1965 -
Prémio do SNI para a Melhor Actriz do Ano, pelo desempenho como actriz nos
filmes "Fado Corrido" e "As Ilhas Encantadas";
1966 -
Prémio Pozal Domingues para o EP "Fandangueiro";
1966 -
Prémio Pozal Domingues para o EP "Vou dar de beber à dor";
1967 -
Prémio M.I.D.E.M. 1965-1966 para o record de vendas no mercado discográfico
português;
1968 -
Prémio M.I.D.E.M. 1966-1967 para o record de vendas no mercado discográfico
português;
1969 -
Prémio M.I.D.E.M. 1967-1968 para o record de vendas no mercado discográfico
português;
1970 -
Grau de Oficial da Ordem Militar da Ordem Militar de Santiago de Espada;
1980 -
Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique;
1980 -
Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa (7 Julho), Teatro São Luis;
1985 -
Grau de Comendador da Ordem das Artes e Letras;
1986 -
Medalha de Ouro da Cidade do Porto;
1990 -
Grã Cruz da Ordem de Santiago de Espada;
Fonte:
MUSEU DO FADO
“Guitarra
de Portugal”, 10 de Agosto de 1938;
“Canção
do Sul”, 1 de Março de 1940;
“Guitarra
de Portugal”, 15 de Junho de 1945;
“Ecos
de Portugal”, 1 de Março de 1948;
“Flama”,
4 de Julho de 1952;
“Álbum
da Canção”, 1 de Junho de 1963;
“Flama”,
18 de Junho de 1965;
“O
Século Ilustrado”, 29 de Junho de 1968;
“Rádio
& Televisão”, 5 de Dezembro de 1970;
“Rádio
& Televisão”, 9 de Fevereiro de 1974;
“Mais”,
12 de Agosto de 1983;
“Telestar”,
27 de Dezembro de 1986;
“Visão”,
29 de Junho a 5 de Julho de 1995;
“Expresso”,
1 de Julho de 1995;
“Caras”,
8 de Outubro de 1999;
Santos,
Vítor Pavão dos (1987), "Amália: uma biografia", Lisboa, Contexto;
Sucena,
Eduardo (1992), "Lisboa, o Fado e os Fadistas", Lisboa, Veja;
Rodrigues,
Amália (1997), "Versos", Lisboa, Cotovia;
Baptista-Bastos
(1999), "Fado Falado", Col. "Um Século de Fado", Lisboa,
Ediclube;
Coelho,
Nuno Almeida, 2005, "Amália", Col. "Grandes Protagonistas da
História de Portugal", Lisboa, Planeta DeAgostini.
“The
Art of Amália” (DVD), EMI Valentim de Carvalho, 2004.
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