setembro 07, 2009

A VOZ DE UM AMIGO





FADISTAS E... FADO VADIO


Animam tardes e noites de Fado, junto de Associações Desportivas e Culturais, Colectividades de todo o género. Tascas e Restaurantes dos mais "banais" aos mais... "Cool".

Adoram cantar e fazem-no GRACIOSAMENTE.

Amam o fado e são "Responsáveis" (com o contributo que dão a cantar), pela "manutenção de muitos estabelecimentos ligadois à restauração que, sem eles, não sobreviveriam.

Para além do canto, são também os maiores "consumidores" de comes e bebes dessas casas e pagam exactamente o mesmo que qualquer cliente "normal".

Guerreiam muito entre si e por vezes chegam até a "vias de facto".

São no entanto, a "Classe Artistica" mais solidária com quem sofre. Aparecem aos magotes quando é preciso ajudar alguém. Juntam-se e unem-se para homenagear um colega ou um amigo a quem o infortúnio bateu à porta.

São muitas vezes "chatos2, renitentes, agressivos, quiçá "broncos2, inconvenientes, e até, alguns, mal-educados.

Dizem mal uns dos outros e entretêm-se a "cortar na casaca" sempre que podem. Para o Fadista, "os outros raramente cantam bem". Estão sempre à espera duma "branca" ou uma troca de letra para poderem "ratar".

Têm "Clãs", ou "Panelinhas" onde dificilmente "os outros entram".

O Fadista "Vadio" quando é convidado a organizar uma Noite de Fado (remunerada), escolhe sempre para o acompanhar quem cante menos que ele" (para não lhe fazer sombra).

São assim os Fadistas Amadores na sua maioria.

Há quem lhes chame "Praga", "Dependentes ou doentes do Fado", "Seita ou "Ralé". Mas são cada vez mais e há de tudo como em qualquer outro ofício, bons e maus. Adoram o Fado. O Fado é o seu "Fiel Amigo". Dizem mal dele mas estão lá todos os dias. Não conseguem resistir ao "Bichinho". É o seu "Grande Companheiro". É no Fado que "descarregam" o stress duma intensa semana de trabalho e onde outros, (muitos), exercitam o "Garfo", ( esse malandro cravado nas costas), que os "impede" (!?) de ... trabalhar (!?)...

Mas é no Fado também que alguns, (poucos), encontram o seu "sustento" apresentando-o, tocando-o ou angariando espéctáculos onde se possa ir "buscar algum". Sem o Fadista Amador muitos músicos da "nossa praça" não teriam "oportunidade" de mostrar os seus "dotes musicais" e, pior ainda, estariam a maior parte deles no Desemprego.

Os "Amantes do Fado", muito devem ao Fadista Amador.

Ele é um criador de empregos, de convívios entre pessoas, um unificador. Ele ajuda muito no combate à solidão de tanta e tanta gente. Ele é o grande responsável pelo "surgir" de programas "Específicos" de Fado em várias rádios locais, regionais e Nacionais, bem como pelo aparecimento nos últimos anos de Grandes Valores artísticos ligados à "Cançaõ Nacional".

O "movimento" criado pelos Fadistas Amadores em tudo que é espaço cultural, ou local onde se bebm uns copos, e toda a multidão que eles arrastam atrás de si, faz com que, em minha opinião, estes artistas populares contribuam também, em grande escala, para a elevação do Fado a Património da Humanidade.


O Fadista Amador não tem raça, política ou religião.

O se grande "Icone" é o Fado. O Fado é a sua vida e a ele Todo se Dá.


Respeitemos muito o Fadista Amador e façamos Silêncio quando canta.

Deixemo-lo sentir cada palavra exprimida. Acarinhemo-lo e demos-lhe uma Granbde Ovação no fim de cada Fado. O Nosso Aplauso é o reconhecimento do serviço de entretenimento que ele nos ofereceu... de borla...

O Nosso Aplauso é o seu GRANDE CACHET.

Pois.


Ser Fadista é a final ser-se Operário

É entregar-se com Amor, com Devoção

É saber Construir com Palavras...

O que sente o Coração.



TEXTO DE : Sérgio Marques

Nenhum comentário: