junho 30, 2010

22 ANOS DE FADO 1988/2010

2003 / JOAQUIM BRANDÃO

Fado Cuf / Alfredo Marceneiro

.

GERAÇÃO CRIATIVA

Todos recordamos são lembranças

Dos tempos de miúdo a brincadeira

Mas hoje já não se vêm crianças

Brincarem como nós desta maneira

.

Onde estão o arco e a gancheta

Cow-bois com pistolas de madeira

As flechas feitas de vareta

Peão bico-de-lança e faniqueira

.

Crianças no mundo sempre as houve

Mas minha geração foi criativa

Jogar hóquei com troços de couve

E guiador de arame p’ra corrida

.

A bola de trapos e a casquinha

Brincar ao eixo e ao bom-barqueiro

Jogarmos ao pincha e ao virinha

E fazermos dos botões dinheiro

.

Juntar vitórias e procurar

O tal bacalhau com esperança

Mas... Como é bom hoje recordar

Brincadeiras de quando era criança

.

2003 / JOAQUIM BRANDÃO

Fado Isabel / Fontes Rocha

.

NÃO CHEGA SÓ A PAIXÃO

Não canta o fado quem quer

Diz o povo e com razão

Ao fado como a mulher

Não chega só a paixão

.

O fado e lindo e bonito

Com garganta e bem dizer

Por isso digo e repito

Não canta o fado quem quer

.

Quem nunca tiver amado

Com muita, muita emoção

Não deve cantar o fado

Diz o povo e com razão

.

Com rimas bem escolhidas

Diz-se tudo o que se quer

Até palavras sentidas

Ao fado como a mulher

.

É preciso por a par

A garganta e o coração

Para o fado se cantar

Não chega só a paixão

.

2003 / JOAQUIM BRANDÃO

Fado Rosita / Joaquim Campos

.

VIVES NO MEU PENSAMENTO

Não me sais do pensamento

Tu andas sempre comigo

A cada hora e momento

Meu amor falo contigo

.

Para te ver a fingir

Basta meus olhos fechar

E tu lá vens a sorrir

À minha mente a brincar

.

À noite sonho contigo

E adormeço num beijo

Mas durmo p’ra meu castigo

Num sono feito desejo

.

E quando me ponho a pé

Lá começa o meu tormento

Sabe-me a beijo o café

Não me sais do pensamento

.

Nenhum comentário: