setembro 18, 2008

FADISTAS DO PORTO

LENITA GENTIL

Lenita Gentil, nasceu a 6 de Agosto de 1948 . Começou a cantar em público no Porto, com 5 anos. Com 16 anos estreou-se aos microfones dos Emissores do Norte Reunidos, do Porto, pela mão do maestro Resende Dia, no Serão para Trabalhadores organizado pela FNAT, hoje INATEL.
Do seu currículo, fazem parte diversas passagens por festivais de música nacionais e internacionais. No conhecido Festival da Canção da Figueira da Foz ficou em primeiro lugar na edição de 1967. Em 1968 ganhou o Óscar da Imprensa e venceu o Festival da Canção da Costa Verde (Espinho). Participou no Festival de Aranda del Duero (que venceu em 1966 e 1968) em 1969 e 1970. Em 1970 concorreu a um Festival do México. Participou no Festival RTP da Canção em 1971 com "Anda ver O Sol" e num Festival da Roménia. Participou no filme "Os Toiros de Mary Foster", de 1972, onde aparece como cantora. Em 1973 participou no Festival de Dois Mundos e nas Olimpíadas da Canção, realizadas na Grécia, onde recebeu o Prémio da Crítica. Em 1975 participou no festival Sopot da Polónia.
O seu grande sucesso da década de 80 foi "Eles Foram tão Longe", tema da autoria de Carlos Paião. Em 1989 concorre ao Festival RTP da Canção com "Canção de Roda e Fantasia". Em Julho de 2004, a Movieplay editou um duplo CD com alguns dos seus êxitos.
Em Outubro de 2005 a editora Ovação lançou o álbum "Outro lado do fado" com temas inéditos adaptados a músicas do fado tradicional, e temas criados por Amália Rodrigues ("Maldição" e "Fria Claridade").
Dona de uma voz singular, hoje é fadista afamada e proprietária de uma casa de fado em Lisboa. Lenita Gentil que já leva 35 anos de carreira, comemorados num grande espectáculo no teatro S. Luís em Lisboa. Nos últimos anos tem gravado alguns discos com Natalino de Jesus.

Fonte: Biografias de Artistas



Nenhum comentário: