Nel Garcia, nasceu na cidade do Porto a 13 de Outubro de 1944. Nos anos 60 fundou o conjunto Nel Garcia de música popular Portuguesa, em 1963 gravou os seus dois primeiros discos. Possui uma centena de canções de música popular portuguesa, com letra e música de sua autoria. Em 1975 dissolveu o seu conjunto passando a interpretar viola de fado. Gravou com diversos fadistas do Porto, dezenas de fados de sua autoria, ora musicando letras de outros autores, ora escrevendo letras para músicas tradicionais de fado.
É sócio cooperador nº. 930 Da Sociedade Portuguesa de Autores. Participou na peça "Passa por Mim no Rossio" de Filipe Lá Féria, acompanhando artistas desde Rita Ribeiro a Simone de Oliveira. Acompanhou também os artistas de "Cabaret" de Filipe Lá Féria no teatro Politema. No teatro Nacional São João do Porto, tocou nas peças "Linhas Curvas Linhas Turvas" e "Arranha-céus" dirigido por Ricardo Paes. Também interveio na série "Major Alvega", assim como na "Severa" de Sérgio de Azevedo, "Tango, Rumba e Chá-Chá-Chá" de Pedro Trepa no Casino da Póvoa onde esteve também nas "Terças de Fado".
O último programa com Amália Rodrigues na RTP1 "Noite de Reis", teve a sua participação musical, assim como "A Música dos Outros" de Luís Represas e ainda "Os 40 anos da RTP". Foi o vencedor na sua única participação em concursos de canções da noite de São João em 1998, com letra de Manuel Guimarães para a Rádio Festival do Porto.
É autor de títulos consideráveis na música popular como: "Casinha de Esperança", "Lágrimas no Cais" e "Abre a Porta Carlota". No fado, é de enaltecer particularmente "O Silêncio das Palavras" e "Nós Dois e o Amor". São mais de 200 produções de sua autoria, diversas participações suas na TVI e SIC acompanhando diversos artistas, nomeadamente, Carlos Zel, Camané, Mafalda Arnauth, Florência, Anabela, etc.
Compôs música para a revista de Lopes de Almeida no Teatro Sá Da Bandeira, ainda como acompanhador de fados foi ao México, Venezuela, Espanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Noruega, etc. O seu último trabalho de relevo, foi o musical "Amália" de Filipe Lá Féria que estreou na Cidade do Funchal (Ilha da Madeira). Participou ainda em: "Noites do Porto" na Expo98, "Um Porto de Fado" e "Fado no Bolhão" para o Porto Capital Europeia da Cultura 2001.
Tem actuado com o guitarrista Samuel Cabral, com o qual faz dupla à mais de 10 anos e são músicos residentes dos programas da R.T.P. "Portugal no Coração" e “Praça da Alegria”.
Continua a escrever músicas e letras de fados para quem o procura. Com ele, tive o privilégio de fazer parceria em fados que foram êxitos como: “Fadocanto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário