agosto 28, 2008

SAUDADE


PARTIU ONTEM, MANUEL SIMÕES
O editor discográfico Manuel Simões, que lançou nomes do fado como Alfredo Marceneiro e Anita Guerreiro, morreu ontem, aos 91 anos, em Lisboa, anunciou a Associação Portuguesa dos Amigos do Fado.
Natural de Pedrógão Grande, Manuel Simões tornou-se empresário em 1934, tendo inaugurado a sua própria fábrica de discos na década de 1950, em Vila Franca de Xira. Francisco José, Maria de Lourdes Resende, Tristão da Silva, Berta Cardoso, Casimiro Ramos, Maria José da Guia, maestro Belo Marques, Argentina Santos, Alfredo Marceneiro, Anita Guerreiro, Manuel Fernandes, José António, Maria Antonieta e Manuel de Almeida foram alguns dos artistas que editou.
A partir dos anos 60, Manuel Simões dedicou-se praticamente, em exclusivo, ao comércio a retalho de discos, na Discoteca do Carmo, em Lisboa, já desactivada. Era proprietário de uma loja de discos vocacionada para o fado, na Rua do Ouro, e do calhambeque que se tornou ícone turístico na Rua do Carmo.
À gravação de discos, Manuel Simões regressou nos anos 90, designadamente com conjuntos de guitarras liderados por Arménio de Melo e Paulo Parreira.
O corpo do editor, da “Estoril Discos”, será velado hoje na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa.


Fonte: JN

Nenhum comentário: